terça-feira, 5 de agosto de 2014

Lei Seca

              Um projeto novo está sendo analisado na Câmara dos Deputados deixando considerar que a Lei seca pode ser ainda mais severa com motoristas infratores, em relação a quantidade de álcool no sangue. Em uma explicação ainda mais detalhada, quando o condutor estiver embriagado e for parado em alguma “blitz” da policia, e se recusar a soprar o Bafômetro, ele pode ser enquadrado na Lei seca, pois o fato de você não querer realizar o teste, aponta indícios que você tenha mesmo ingerido álcool para dirigir.
A Partir  de toda a aprovação que será realizada na Lei, será apresentado para sua mudança, varias imagens, vídeos e testemunhas para poder ter argumentos que comprovem o estado de um condutor embriagado, mesmo sem realizar o teste.
Segundo a nova Lei, os Seis decigramas por litro no sangue não será mais o limite, sendo que o aumento na multa também vai ser uma das mudanças justamente para pegar em um ponto crucial do condutor o seu bolso. Atualmente a multa para essa infração grave é de R$ 957,55, sendo que com a nova Lei, o valor da multa dobraria para R$ 1.915,30 reais.
Todas essas mudanças podem ocorrer em três meses e o seu objetivo maior é realmente fazer com que o motorista que dirige embriagado possa ser punido se vier a recusar a realizar o teste. Tal mudança renova o fato de que se você quiser se defender, e provar não estar, são só fazer o bafômetro e acabar com as suspeitas.
Quem for pego no teste, pode ser condenado a seis meses até três anos de prisão, ter a carteira suspensa, e não poder nem se quer ter direito a uma nova carteira. Por isso, fique atento! Beba com Moderação, mas se for dirigir, tome um suco e se divirta do mesmo jeito.

Bairro Nereu Ramos








segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O futuro do Brasil está na educação integral



               O Brasil precisa investir numa educação séria e direcionada para a formação de pessoas mais preparadas para enfrentar o mundo. Na Câmara dos Deputados, consegui a aprovação da PEC 134/2007 que prevê o uso de recursos provenientes do Pré-Sal para implantar a educação em tempo integral em todas as escolas públicas até o ano de 2020. Educação infantil, ensino fundamental e médio terão oito horas de atividades incluindo artes, música, esportes e línguas. Ela também estabelece a perda de mandato ou cargo e inelegibilidade para os agentes públicos responsáveis pela permanência de crianças e adolescentes fora da escola. A PEC 134/2007 foi proposta pelo meu pai, Alceni Guerra, durante o seu mandato como deputado federal. Em 1987, ele implantou o sistema de educação integral em Pato Branco e viu os índices de criminalidade do Município caírem drasticamente. Foi assim que a cidade deixou a posição 291 e passou a ocupar o 36º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a primeira no Paraná, em apenas quatro anos. A melhoria da qualidade de vida no Município foi histórica. A Constituição Federal prevê que todos tenham acesso ao ensino público de qualidade, através da educação básica, independente de idade. Os pais trabalham cada vez mais e o tempo ocioso de crianças e adolescentes sem a supervisão dos adultos acaba gerando problemas sociais. Os jovens ficam pelas ruas e acabam se envolvendo com drogas, exercendo trabalho proibido e até mesmo praticando delitos. A educação integral permite que os pais saiam para trabalhar com a tranquilidade e a certeza de que seus filhos estão em segurança num ambiente propício ao seu desenvolvimento. Entre os seus efeitos indiretos estão a diminuição da violência e o aumento da renda familiar. O acesso a conteúdos multidisciplinares contribui de forma definitiva para a formação integral de crianças e adolescentes. Os adultos passam a respeitar a cidade que dá às suas famílias a certeza de um futuro melhor. Aprovar a PEC 134/2007 é um importante avanço para o sistema educacional brasileiro. Com o investimento em desenvolvimento humano, estamos criando uma nova geração de cidadãos mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade. O ensino em tempo integral é a garantia do Brasil que queremos. O futuro do país passa pela educação! 

Bairro Vila Lenzi








Artigo de Opinião

A Educação e seus desafios no Brasil de hoje
Erika de Souza Bueno
A educação brasileira sempre se viu desafiada frente a importantes temas, tais como a qualidade da educação básica, o acesso à educação superior e a formação de seus professores. Além desses temas, há grande destaque para as metas do PNE (Plano Nacional de Educação), no qual grandes e polêmicos desafios se mostram à nossa educação.
Apenas para dimensionar para o leitor essas metas, o Plano prevê universalizar, até 2016, a Educação Infantil a crianças de 4 a 5 anos, Ensino Fundamental de nove anos para todos entre 6 e 14 anos, bem como ofertar ensino médio à população de 15 a 17 anos.
Somando-se a essas metas, há também o objetivo de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, e, ainda, oferecer Educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas. Há grande destaque, ainda, para a Formação Continuada e valorização dos professores.
Esses e outros desafios previstos no PNE não podem ser desconsiderados, dado que estamos falando de vidas, ou seja, de inúmeras crianças e jovens que, dia a dia, estão diante de nós. Eles não podem ser frustrados, precisam encontrar na escola seu porto seguro, um lugar que promova a cidadania por meio do conhecimento e que sabe respeitar as formas de aprender de cada um deles.
Para vencer qualquer entrave que possa surgir no caminho, municípios de várias regiões do Brasil têm, por meio de parcerias com a Planeta Educação, conseguido elevar o nível da qualidade da educação ofertada aos seus cidadãos, o que se dá, por exemplo, a partir de metodologias inovadoras como os Programas Educação em Tempo Integral, Cinema e Educação, Ensino de Línguas, Qualificação de Gestores, Pró-Família, Matemática Descomplicada, Aprendizagem Sistêmica, Informática Educacional, entre muitos outros.
A Educação em Tempo Integral, por exemplo, conta com diversas oficinas, com métodos inovadores que estimulam os alunos a desejarem o conhecimento. Entre esses meios, são destaque as oficinas de Alfabetização e Letramento, Literatura e Leitura, Artes Visuais, Dança, Música, Fanfarra e várias modalidades de Esportes.
Tudo isso comprova que os desafios da educação brasileiros podem ser vencidos e superados por meio do contato, da conversa e da troca de experiências, o que envolve alunos, pais, professores, coordenadores, gestores e, claro, a comunidade em que a escola faz parte.

Erika de Souza Bueno é Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br) e Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família.


Artigo de Opinião

O que é?

  • É um texto em que o autor expõe seu posicionamento por meio de temas e interesses. 

  • É um texto dissertativo e apresenta argumentos sobre o tema abordado, portanto o escritor expõe seu ponto de vista e o sustenta através de informações.

  • O local de mais fácil acesso a estes artigos é em jornais e revistas.

  • É comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.

  • A linguagem é objetiva e aparecem muitos sinais de interrogação e exclamação.

Características


  • Contém um título polêmico ou provocador.

  • Expõe uma ideia ou ponto de vista sobre algum tema.

  • Apresenta três partes: Exposição, Interpretação e Opnião.

  • Utiliza verbos predominantes no presente.

  • Utiliza linguagens objetivas ou subjetivas.

Declamação de Poesia

O SONHO

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida e nela
só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas
que passam por suas vidas.



Clarice Lispector

Pré-Modernismo





  • Esse século foi marcado por invenções e descobertas que influenciaram toda a humanidade.

  • O Brasil vivia sob o regime da chamada República do Café com Leite e foi uma época marcada por revoltas e conflitos sociais.

  • Revoltas como: Revolta da Armada, Revolta de Canudos, Cangaço, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Guerra do Contestado.

  • Surgiram manifestações artísticas, na música, literatura e pintura.

  • Os principais escritores brasileiros que surgiram nessa época eram Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Lima Barreto.

  •  Aos poucos, a República “café-com-leite” ficava em crise.

  •  E em 1920 começam os burburinhos da Semana de Arte Moderna, iniciaria o Modernismo no Brasil.  

  • Características do Pré-Modernismo: Linguagem coloquial, simples, Exposição da realidade social brasileira, Regionalismo e nacionalismo, Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato, Fatos históricos, políticos, econômicos e sociais...


  • Principais Obras: Os Sertões (1902- Euclides da Cunha), Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915- Lima Barreto) e Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato).


  • Fontes: http://www.infoescola.com/literatura/pre-modernismo/, http://www.todamateria.com.br/pre-modernismo/, http://www.docstoc.com/docs/1978253/SLIDE-SOBRE-PR%C3%89-MODERNISMO.